Vaga – Facilitador para o Treinamento das Detentoras de Direitos



 A Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Facilitador/a para o Treinamento das Detentoras de Direitos em Liderança Feminina, Advocacia e Ocupação de Espaços de Tomada de Decisão.

Contexto

A AMODEFA – Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é liderar, advogar e assegurar os direitos e acesso aos serviços sexuais e reprodutivos integrados e de qualidade de forma inclusiva, em especial para adolescentes e jovens, numa abordagem baseada nos direitos. Fundada em 1989, a AMODEFA é líder na abordagem sobre Saúde Sexual e Reprodutiva e actualmente preside o Secretariado Executivo da Coligação para a Eliminação das Uniões Prematuras – CECAP

A AMODEFA no âmbito do cumprimento do Pilar 3, do seu Plano Estratégico 2023 – 2028, “Solidariedade para Mudança”, na Área Estratégica de Apoiar Movimentos Sociais, convista a construção de parcerias estratégicas, inovar e partilhar conhecimentos, hospeda o programa We Lead, financiado e com o apoio técnoco da Hivos.

O que é a WE LEAD?

We Lead é um novo programa, inspirador, inovador e poderoso que visa melhorar os direitos e saúde sexual e reprodutiva das jovens mulheres (DSSR). Centra-se em quatro grupos específicos de jovens mulheres: (i) as que vivem com HIV; (ii) as mulheres com deficiências; (iii) as que se identificam como lésbicas, bissexuais, trans, ou intersexo, e (iv) as que são afectadas pelo deslocamento. O programa coloca estas jovens como detentoras de direitos no lugar do condutor, enquanto as apoia para fazer mudanças sustentáveis para o exercício dos seus DSSR.

O programa é implementado em nove países da África, Médio Oriente e América Central, nomeadamente: no Quénia, no Uganda, na Nigéria, no Níger, em Moçambique, no Líbano, na Jordânia, no Guatemala e nas Honduras. O consórcio We Lead, o Ministério dos Negócios Estrangeiros Holandês a parceira no financiamento, e é composto por seis Organizações da Sociedade Civil: Positive Vibes, Restless Development, Marsa, FEMNET, The Central American Women’s Fund e a Hivos como o líder do consórcio, e a M&C (Saatchi World Services) é o nosso parceiro técnico.

O projeto visa garantir que os detentores de direitos desempenhem um papel de liderança em organizações e movimentos reforçados e inclusivos que gozam de um maior apoio público. Além disso, assegura que os dententores de deveres e prestadores de serviços de saúde a tomarem medidas para implementar leis, políticas e práticas que respeitem e protejam os DSSR destas jovens até 2025.

Objectivo

  • Facilitar o Treinamento das Detentoras de Direitos em liderança feminina, advocacia e ocupação de espaços de tomada de decisão, trazendo temas, estudos e exemplos realísticos para a melhor compreensão;
  • Refletir sobre os desafios enfrentados pelos jovens, Mulheres e em particular as raparigas, no acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutivo no âmbito;
  • Apoiar na identificação das prioridades das mulheres dos quatro grupos e/ou assuntos concretos para uma acção de advocacia de âmbito nacional, como parte do projecto.

Resultados Esperados

  • Com o treinamento esperamos que as Detentoras de Direito adquiram ferramentas suficientes para o seguimento das suas actividades por forma a entregar os resultados esperados;
  • Esperamos também após identificar os desafios enfrentados pelos jovens tecemos um plano de acção por forma a responder as necessidades;
  • Após a identificação das prioridades das mulheres dos quatros grupos esperamos desenhar um plano realístico de advocacia para sanar as prioridades das mulheres alvo.

Produtos Esperados

1 Relatório de facilitação, refletindo o processo, os resultados, constrangimentos, acções de seguimento e recomendações especificas para uma intervenção assertiva.

Metodologia

A metodologia é confiada ao facilitador. Deverá ser incluído na proposta uma descrição detalhada da metodologia que se propõe para atingir os objectivos acima indicados. A metodologia deve sempre orientar-se pelos princípios de participação, inclusão e empoderamento das participantes.

Material Didático

O Facilitador poderá propor que material necessita para a realização do treinamento.

Participantes Local e Datas

Serão convidados 36 participantes para o Treinamento que decorrerá entre os dias 25 a 29 de Novembro de 2024 na Província de Gaza (Bilene – Local ainda por confirmar).

Programa

Proposta de termos de referência e agenda claros para o treinamento a ser proposto pelo facilitador. O Treinamento terá a duração de cinco dias.

 Formas de Pagamento

  • 25% apos a término do treinamento;
  • 75% na aceitação do relatório final do Treinamento.

Requisitos

O/a  facilitador/a ou equipa de facilitação deverá possuir os seguintes requisitos:

  • Ter formação Superior em Ciências Humanas e/ou especialização em áreas relacionadas género, liderança, advocacia e inclusão de grupos excluídos e empoderamento;
  • Ter conhecimento e experiência comprovada de trabalhos similares de facilitação e mentoria orientada por princípios feministas;
  • Ter domínio dos aspetos ligados a organização e funcionamento das organizações de mulheres, e domínio em advocacia e liderança;
  • Conhecer os desafios e potencias do movimento de mulheres/feminista em Moçambique.

Prazos de Conclusão

A facilitação tem duração 7 dias incluindo a elaboração do contrato, isto é, 5 dias de treinamento e 2 dias de produção de relatório.

Apresentação de Propostas

O processo é realizado no âmbito do concurso público. As pessoas individuais ou entidades interessadas deverão enviar:

  • Curriculum Vitae;
  • Proposta Técnica e Financeira (considerando todos os impostos e despesas incorridas na realização da facilitação);
  • TORs e Agenda para Treinamento.

Envie a sua candidatura para o seguinte email: candidaturasrh@amodefa.org.mz

  • Data de validade: novembro 19, 2024
  • Localização: Maputo

Nota: Indicar no assunto “Treinamento das Detentoras de Direitos em liderança feminina, advocacia e ocupação de espaços de tomada de decisão”- AMODEFA. Apenas serão contactados as candidatas que reunirem os requisitos. A AMODEFA reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar solicitações atrasadas ou de cancelar o presente convite parcial ou totalmente. A AMODEFA não arcará com os custos incorridos por qualquer solicitante na preparação e envio de manifestações de interesse.

Post a Comment

0 Comments